segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Disney anuncia a compra da Marvel

A notícia que se tornou título desse texto e publicada nesse fim de tarde não é lá das mais importantes. Talvez nem seja tão atraente se for levado em conta o perfil dos leitores mais assíduos desse blog. O mundo não mudará uma virgula com esse acontecimento. Entretanto, interessante ou não (para quem lê), trata-se de um momento histórico para o mundo do imaginário infantil. Pois a notícia não se refere apenas a uma simples transação comercial entre grandes empresas ou a sobreposição de uma marca à outra. Trata-se da fusão de duas mentalidades artísticas completemente diferentes. Os detentores dos direitos dos meigos personagens da Disney (Mickey, Pato Donald, Ursinho Puff e Cia) agora controlam os direitos dos irados personagens da Marvel (Homem-Aranha, Hulk, X-Men etc). De imediato só me lembro do scar do Rei Leão como o personagem que mais se assemelha aos da Marvel. Mesmo assim não foi páreo para filosofia sauíli do Hakuna Matata (não há problemas). É provável que quem administra a ford conseguiria facilmente administrar a wolks. Mas quando o assunto é arte, o referencial de arte do administrador é repassado ao personagem. Sendo assim, tudo não passa de uma incógnita. Talvez essa mistura desperte no Ursinho Puff um caráter agressivo em sua busca por mel. Faça com que o Homem Aranha renuncie aos riscos de sua caçada aos inimigos e viva uma intensa, explícita e estável aventura amorosa com Mary Jane. Se a fusão Marvel x Disney dará certo eu não faço a menor idéia. Mas por instantes até projetei a aparição relâmpago do capitão-américa em defesa do valioso cofre do Tio Patinhas (que ao meu ver é a versão estrangeira do Sílvio Santos). Sendo assim, aos que assim como eu são admiradores de desenhos, convido-os a adentrarem ao mundo da abstração e criar/recriar possíveis resultados dessa fusão.

8 comentários:

  1. Eu não tive acesso a notícia, mas tbm não vejo com bons olhos essa transação... Já imaginou, Mickey com a personalidade influenciadora dos personagens Marvel??? uouwwww! rsrs
    Interessante seu blog. Larissa

    ResponderExcluir
  2. pode ir além, IMAGINA O Wolverine tendo que aturar as crinças chatas no parque, vai ser uma carnificina, a não ser que suas garras sejam acionadas por algum dispositivo e não mais por sentimentos. Mas seria legal ver o Puff em reunião com o presidente dos estados unidos da américa, com o propósito de salvar o mundo. Momento coca-cola "curta as diferenças".

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Amo as abstrações, as transparências sobrepostas, o eclipse de duas coisas translúcidas completamente diferentes, que formam uma imagem forte. Acredito nisso como meu jeito de fazer arte. Claro que sei que você abriu um leque com vários tópicos sobre a situação da Marvel agora entrelaçada à Disney, mas esse lance das possibilidades no encontro de ideologias tão diferentes é um assunto que me cativa. De verdade. Não acredito que muita coisa mudará por lá, no mundo dos heróis violentos e dos bichinhos passivos, fofos e legais, mas não resisti e vim comentar imaginando fusões, transformações, enfim, diálogo- que é uma das coisas mais bonitas praticadas pelo ser humano. (Não aguento, vou ter que ir mais além): O mundo, pra se transformar e melhorar, não precisa achar uma mega-master-ultra-legislação-extraordinária, fundindo e fudendo tudo pra achar uma verdade comum, só precisa conseguir imaginar e saber sentir como seria colocar-se em outros lugares. Um adianto fantástico eu sei que seria.

    ResponderExcluir
  5. Olá Borges, talvez (quase certeza) você não se lembrará de mim. Me dá aula no 3º ano do Objetivo Gama, sou a LARISSA, vulgo PANDA. HRAIURHAUIH. Bom, encontrei seu blog por aí, e sinto lhe informar, mas eu adoro ler essas coisas. #nerd. Hmm, tomara que a disney não distorça os personagens da marvel. Que não mude nada nos clássicos! E que a disney e a marvel continuem só crescendo. Achei estranho a disney ter comprado, mas vamos ver no que vai dar. Ver x-men no disney channel agora vai ser normal? tomara que não!


    abraço.

    ResponderExcluir
  6. Veremos o Mickey como o fator X no gene ou o Hulk em musicais falando sobre flores!

    ResponderExcluir
  7. Acho que você nunca vai ler esse comentário, mas vou dizer mesmo assim: Acabei de fazer meu próprio blog, encorajado pela lembrança de vosmecê dizendo que era fácil "como criar um orkut. ou mais." Hoje é dia 16 de junho de 2011 e fiquei pensando... daqui quantos anos você vai ver essa mensagem? se vir a ver...

    ResponderExcluir